Da mesma forma que os bons vinhos, as idéias evocam, expressivamente, seu lugar de origem. Denotam, pelo cômputo total de suas características, sua safra histórica e cultural




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títuloDa mesma forma que os bons vinhos, as idéias evocam, expressivamente, seu lugar de origem. Denotam, pelo cômputo total de suas características, sua safra histórica e cultural
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Roberto Menna Barreto

Análise Transacional

e Estrutura Social
PAPEL SOCIOLÓGICO (ROLL)

E PAPEL PSICOLÓGICO (SCRIPT)




Da mesma forma que os bons vinhos, as idéias evocam, expressivamente, seu lugar de origem. Denotam, pelo cômputo total de suas características, sua safra histórica e cultural.

A idéia de que o destino do indivíduo – isto é, sua auto-realização material e psicológica, sua plenitude ou fracasso, nos diferentes papéis de sua vida – depende exclusivamente de sua estrutura psicológica interna (sem relação significativa com as condições econômicas, históricas e sociais do cenário em que vive) parece ser concepção típica dos teóricos norte-americanos da personalidade. Uma maturação característica da América.

Esse enfoque é muito bem defendido (ainda que sem a retórica dos vinhos) por Ray Holland – professor de Sociologia e Psicologia do Chelsea College, de Londres, em seu importante Eu e Contexto Social.

Holland começa com uma revisão crítica de Allport, Jourard, Maslow, Rogers e Kelly (poderia ter incluído o freudiano Eric Berne) como teóricos que reagem a Freud mas na direção oposta a de um eu mais social: estão preocupados, isto sim, com a individualidade única; defendem o indivíduo único contra Freud e as teorias do eu social.

Holland coloca essa visão excludente (da qual participa a Análise Transacional) como subproduto do caráter e da cultura da América. “Os teóricos americanos da personalidade, que se alimentam de idéias de outras culturas, especialmente da Europa, freqüentemente fazem uma leitura incorreta, uma interpretação incorreta – enfim, abusam dessas idéias. Fazem isso inconscientemente, de modo que a idéia se amolde a seus próprios pressupostos básicos, os quais valorizam um individualismo otimista, autoconfiante, sadio e religioso (embora de modo não obsessivo). O prejuízo é maior quando a idéia se situa no pólo oposto ao dos valores americanos, como no caso do existencialismo, que explora a ansiedade, a alienação e o desespero. Coloco isso de forma polêmica para afirmar meu tema central com a máxima clareza: parece-me que os teóricos americanos da personalidade (e talvez até todo o grupo dos cientistas sociais americanos, mas esse é um problema maior, fora dos limites do presente estudo) à procura de idéias, topam com conjuntos de trabalhos contendo insights valiosos e conceitos fundamentais tão óbvios que não podem ser ignorados. Mas no exato momento de utilizar o que é precioso, eles inconscientemente o modificam, através de seleção, ênfase, atenuação. Não podem ver ou confrontar a realidade que lhes é apresentada porque ela contradiz seus conceitos de si próprios” (grifo do Autor).

É interessante que um dos próprios autores desvantajosamente citados – Gordon W. Allport – corrobora essa crítica. Diz Allport (in Becomming, Yale University Press, New Haven, Conn. e Londres, citado por Holland): “Quando a vida é um difícil esforço pela existência e quando, como na Europa destruída pela guerra, parece não haver ‘saída’ (Sartre), então as personalidades de fato se tornam tensas e desenvolvem um sentido de dever mais forte que a esperança. Na América, ao contrário, onde a procura de uma vida rica e plena sofre menos impedimentos, esperamos encontrar um tipo de personalidade mais aberto, gregário, confiante. Essa expectativa se reflete no otimismo predominante na psicoterapia americana.”

Pessoalmente, não tenho qualquer interesse em participar dessa “polêmica”, como a chama Holland. Parece-me óbvio, contudo, que o comentário sobre Sartre e o existencialismo, por Allport, no trecho acima, apóia a tese de Holland de que tais teóricos “otimistas” reduzem o que os assusta. Há em Sartre e no existencialismo a insistência de que o homem, devido à sua capacidade de escolher, é responsável pela direção de sua vida – seu destino – qualquer que seja. Por outro lado, existencialistas, como Sartre, são ateus, radicais e determinados a se abrirem aos aspectos mais desoladores da experiência humana, de forma que Allport, “otimista”, se confronta, a valer as aparências, com o problema de filtrar enfoques indesejados.

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