1. Aguarde autorização para abrir o caderno de provas. 2




descargar 108.59 Kb.
título1. Aguarde autorização para abrir o caderno de provas. 2
página1/3
fecha de publicación08.03.2016
tamaño108.59 Kb.
tipoDocumentos
b.se-todo.com > Documentos > Documentos
  1   2   3


C

oncurso Público


Edital n° 15/2003

27/11/2003

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS


Enfermeiro





INSTRUÇÕES

1. Aguarde autorização para abrir o caderno de provas.
2. Confira seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado.
3. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas aos Aplicadores de Prova.
4. Nesta prova, as questões são de múltipla escolha, com cinco alternativas cada uma, sempre na seqüência a, b, c, d, e, das quais somente uma é correta.
5. Ao receber o cartão-resposta, examine-o e verifique se o nome nele impresso corresponde ao seu. Caso haja irregularidade, comunique-a imediatamente ao Aplicador de Prova.
6. Transcreva para o cartão-resposta a opção que julgar correta em cada questão, preenchendo o círculo correspondente com caneta de tinta preta. Não ultrapasse o limite do espaço destinado para cada marcação.
7. Não haverá substituição do cartão-resposta por erro de preenchimento ou por rasuras feitas pelo candidato. A marcação de mais de uma alternativa em uma mesma questão resultará na anulação da questão.
8. Não serão permitidas consultas, empréstimos e comunicação entre candidatos, bem como o uso de livros, apontamentos e equipamentos (eletrônicos ou não), inclusive relógio. O não-cumprimento dessas exigências implicará a exclusão do candidato deste concurso.
9. Ao concluir as provas, permaneça em seu lugar e comunique ao Aplicador de Prova. Aguarde autorização para devolver o cartão-resposta, devidamente assinado. Não há necessidade de devolver o caderno de provas.
10. O tempo para o preenchimento do cartão-resposta está contido na duração desta prova.

DURAÇÃO DESTA PROVA: 3 HORAS




Conhecimentos

Específicos






INSCRIÇÃO





TURMA





NOME DO CANDIDATO





ASSINATURA DO CANDIDATO

Divulgação do gabarito provisório: 19/01/2004, no site www.nc.ufpr.br ou www.curitiba.pr.gov.br

ENFERMEIRO

01 - Segundo o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, são deveres da equipe de enfermagem, EXCETO:
a) A facilitação do desenvolvimento das atividades profissionais de ensino e pesquisa na instituição em que trabalha.

b) A interrupção da pesquisa pelo profissional na presença de qualquer perigo à vida e à integridade da pessoa humana.

*c) A decisão sobre a assistência de enfermagem como exclusiva do enfermeiro.

d) A facilitação na fiscalização do exercício profissional na instituição em que trabalha.

e) O pedido de consentimento de participação em pesquisa, ao paciente ou seu representante legal.

02 - Paciente de 32 anos, grávida no 8° mês de gestação, nunca havia feito pré-natal, apresenta-se com PA 180X110 mmHg, com edema em membros inferiores, relatando dificuldade para urinar e, quando o faz, a urina tem aspecto de clara de ovo. A enfermeira que atendeu essa paciente solicitou os exames de rotina para o 3° trimestre de gestação, e orientou a paciente a que retornasse diariamente na Unidade Básica de Saúde para acompanhamento do edema e da pressão arterial. Essa enfermeira cometeu ato culposo no seu exercício profissional, não tomando medidas mais pró-ativas como encaminhamento para o médico da Unidade Básica, infringindo, portanto, seu postulado ético legal. A designação do ato culposo da enfermeira é:
*a) imperícia, imprudência ou negligência.

b) imprudência, jurisprudência ou negligência.

c) indiferença, imperícia ou imprudência.

d) negligência, indiferença ou jurisprudência.

e) jurisprudência, imperícia ou negligência.

03 - No exercício profissional, o enfermeiro sempre vivencia situações que são permeadas de princípios éticos. Considera-se que os seguintes princípios estão presentes no cuidado ao paciente:
a) justiça, dependência, respeito às pessoas e veracidade.

b) veracidade, maternidade, duplo efeito e confiabilidade.

c) fidelidade, justiça, dependência e santidade da vida.

d) confiabilidade, duplo efeito, justiça e dependência.

*e) autonomia, beneficência, paternalismo e santidade da vida.

04 - A ética que o enfermeiro pode utilizar no campo da enfermagem é descrita na literatura como teleológica (utilitarista), deontológica (formalista) e preventiva. Sobre o assunto, é correto afirmar:
a) A ética teleológica é a que se interessa pela aderência a princípios morais e religiosos, e o enfermeiro a utiliza para resolver questões científicas de seu trabalho.

*b) A ética preventiva é aquela que utiliza estratégias que auxiliam o enfermeiro a tomar decisões éticas; essas estratégias devem prever a causa, a ação e a solução do dilema ético.

c) A ética deontológica se interessa pelas conseqüências da ação realizada pelo profissional de enfermagem sem considerar os meios e os fins de sua ação.

d) A ética utilitarista e a formalista são tipos de ética que ajudam o enfermeiro a resolver questões de dilemas éticos, pois as transforma em objeto de ética prescritiva.

e) A ética pode ajudar o enfermeiro a resolver suas questões diárias de trabalho ao cuidar dos pacientes, considerando os princípios da bioestética.

05 - A infração de medida sanitária preventiva, a omissão de notificação de doença, o exercício ilegal de algumas profissões, o curandeirismo, o charlatanismo e o uso indevido de substâncias entorpecentes são atos lesivos à saúde pública, constituindo portanto objeto de proibições que o enfermeiro deve considerar. É proibido ao enfermeiro segundo o Código de Ética Profissional de Enfermagem:
a) Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência legal.

b) Participar de movimentos reivindicatórios por melhores condições de assistência, de trabalho e remuneração.

c) Suspender as suas atividades individual ou coletivamente quando a instituição pública ou privada não oferecer condições para o exercício profissional, ressalvadas as situações de urgência ou emergência.

*d) Acumpliciar-se com pessoas e instituições que exerçam ilegalmente atividades de enfermagem.

e) Atender o ser humano na situação de morte e pós-morte.

06 - As condições carcinogênicas potenciais ou vigentes no colo uterino podem ser determinadas pela coleta de material cérvico-vaginal para a realização de exame citológico de Papanicolaou. Quanto a esse procedimento, é correto afirmar:
a) Esse procedimento tem respaldo na Lei nº 7.498/82 e no Decreto nº 994.406/87, que regulamentam o exercício da enfermagem.

*b) São orientações prévias: não estar menstruada, abstinência sexual de 24 horas antes da coleta, e nas 48 horas que antecedem ao exame não utilizar cremes ou duchas vaginais.

c) O esfregaço ideal é aquele em que aparecem células do epitélio escamoso e estratificado.

d) O material mínimo necessário é lâmina com borda fosca, espátula de Ayre, fixador, caixa ou frasco para acondicionar a lâmina, pinça de Cheron e bolinhas de algodão.

e) O esfregaço durante a gestação deve ser feito com cotonete apenas na região da ectocérvice.

07 - O câncer de mama em mulheres teve um aumento considerável e ocupará o primeiro lugar nas estimativas de incidência e mortalidade para os próximos anos em nosso país. Essa tendência é semelhante à de países desenvolvidos, onde a urbanização levou ao aumento da prevalência de fatores de risco. Com base no assunto, analise os itens abaixo.
I. Sexo feminino, menarca antes dos 11 anos, menopausa após os 55 anos, nuliparidade e primeira gestação a termo após os 30 anos.

II. Ciclos menstruais menores que 21 dias, mãe ou irmã com história de câncer de mama.

III. Dieta rica em gordura animal e pobre em fibras, obesidade principalmente após a menopausa.

IV. Dieta pobre em fibras e pobre em gorduras, cor branca, fumo, sexo feminino, menarca após os 15 anos.

V. Stress, história de câncer na família, obesidade, menopausa precoce, etilismo, padrão socioeconômico baixo.
Contêm apenas fatores associados ao câncer de mama:
*a) Os itens I, II e III.

b) Os itens I, II, e IV.

c) Os itens III, IV e V.

d) Os itens I, III e V.

e) Os itens I, IV e V.

08 - O trabalho de parto algumas vezes pode evoluir rapidamente, não havendo tempo hábil para se conduzir a parturiente até uma unidade hospitalar. Em uma situação de emergência, o enfermeiro deve assistir a parturiente com calma e segurança. Em relação ao parto de emergência, é correto afirmar:
a) O enfermeiro deve informar-se se a parturiente é primípara, pois nesse caso o parto rápido é mais comum.

b) O enfermeiro deve segurar a cabeça da criança, evitando seu nascimento em local inapropriado.

c) O enfermeiro deve dar prioridade à higiene do períneo.

d) O enfermeiro deve fazer pressão no fundo uterino para acelerar o parto.

*e) O enfermeiro deve exercer uma suave pressão no períneo e liberar a cabeça entre as contrações para evitar lacerações de períneo e dano cerebral na criança.

09 - A atenção integral no ciclo gravídico-puerperal prevê no mínimo uma consulta pós-parto, pois, segundo o Ministério da Saúde (2001), a maioria dos serviços não faz orientação adequada à puérpera no momento da alta hospitalar. Em relação ao puerpério, assinale a alternativa correta.
a) Entre as orientações fundamentais na revisão puerperal está a contracepção. Sobre o Método Lactação e Amenorréia (LAM), o enfermeiro deve informar à puérpera que sua efetividade é de 75% se mantida amamentação exclusiva à livre demanda até 6 meses do parto sem que haja menstruação nesse período.

*b) Na revisão puerperal tardia deve ser realizada a complementação do esquema vacinal, especialmente contra o tétano, hepatite B e rubéola, de todas as puérperas que não o tenham completado durante a gestação.

c) A revisão puerperal precoce deve ser realizada até o 7º dia após o parto.

d) O anticoncepcional hormonal mais indicado para o período puerperal é o anticoncepcional oral combinado.

e) O enfermeiro deve orientar a restrição de alimentos gordurosos e amamentação combinada com sucos e vitaminas.

10 - A pessoa portadora de doença de Alzheimer apresenta muitas dificuldades para viver uma vida normal devido às muitas alterações que ocorrem em seu cérebro. Isso afeta também a dinâmica familiar. O profissional de enfermagem tem papel importante na educação em saúde da pessoa com a doença e sua família, tanto no esclarecimento como no preparo de cuidadores familiares. As indicações abaixo dizem respeito a aspectos que devem ser abordados nesse processo. Assinale a alternativa correta.
a) Cuidar para não deixar transparecer que se trata de uma doença grave, para não gerar muita ansiedade nos familiares, uma vez que os sintomas mais incapacitantes para o doente poderão surgir somente em torno de quinze anos após o início da doença.

b) A higiene e o vestuário não serão afetados, considerando que a progressão dos sintomas é lenta; assim o paciente poderá continuar realizando atividades rotineiras.

c) O reconhecimento dos membros da família não é afetado pela evolução da doença, porque o doente continua com a memória remota e recente.

*d) O ambiente de uma pessoa portadora de Alzheimer deverá ser modificado; objetos e mobiliários que obstruam sua passagem deverão ser retirados para evitar acidentes.

e) Em estágio avançado, a pessoa possui memória remota e recente, mas fica debilitado fisicamente, sendo necessário auxílio em todos os aspectos do dia-a-dia.
11 - Quanto à doença de Parkinson, é INCORRETO afirmar:
a) É um distúrbio neurológico progressivo e irreversível causado pela degeneração dos neurônios.

b) Com o surgimento de medicamentos como o levodopa aumentou a expectativa de vida das pessoas portadoras do mal de Parkinson.

*c) É uma doença crônica degenerativa que evolui de forma muito lenta, e seus sinais e sintomas pouco alteram a rotina do dia-a-dia da pessoa portadora dessa patologia.

d) Tremores dos membros superiores, alterações na marcha e no equilíbrio, rigidez muscular, micrografia, alterações sensoriais são sinais e sintomas de Parkinson.

e) É uma das doenças degenerativas do sistema nervoso, cujos sintomas podem ser amenizados com uso de medicamentos.
12 - A educação em saúde para a pessoa com a doença de Parkinson e sua família tem como objetivos esclarecer e motivar o preparo de cuidadores familiares. Qual das alternativas abaixo é correta para manter o paciente mais independente e ativo?
a) Estimular o paciente a ingerir alimentos sólidos e não pensar na deglutição ao alimentar-se.

b) Estimular a manutenção de objetos como tapetes e adereços na casa, pois o paciente precisa acostumar-se a deambular e desviar dos obstáculos.

c) Estimular o paciente a ler em voz baixa e falar lentamente, pois isso auxilia na tonificação da musculatura, que é prejudicada pelas alterações musculares da doença.

d) O paciente deve fazer suas refeições utilizando talheres com cabos retos e curtos, minimizando a frustração decorrente da limitação imposta pela doença.

*e) O paciente deve utilizar roupas com velcro ao invés de botões ou zíper. Sapatos sem fivelas e cadarços são medidas que facilitam a tarefa de vestir-se.
13 - A fim de estabelecer o diagnóstico de enfermagem em relação ao nível de consciência de uma pessoa, qual das alternativas abaixo nos fornece esse diagnóstico?
*a) A orientação quanto ao tempo, espaço e pessoa.

b) A avaliação da espasticidade e da fala arrastada.

c) A dificuldade de lembrar fatos de acontecimentos remotos e desmielinização.

d) A dificuldade na articulação das palavras e agrafia.

e) Os níveis de ansiedade, estresse e agnosia.
14 - As interações que os profissionais de enfermagem estabelecem com o usuário são capazes de torná-lo mais ajustado e aumentar sua auto-estima, ou seja, sua comunicação com o usuário pode e deve ser terapêutica. Com base no assunto, é correto afirmar:
*a) Todo profissional de saúde tem o dever de desenvolver a competência interpessoal, apropriando-se de conhecimentos da comunicação humana e terapêutica para estabelecer uma relação de ajuda com o usuário.

b) Realizar comunicação terapêutica é de responsabilidade exclusiva dos psicólogos e médicos.

c) O enfermeiro não deve interagir de modo a se apropriar de fatos íntimos do usuário, pois tais assuntos são confidenciais e o código de ética da enfermagem enfatiza que atitude como essa é antiética, já que invade a privacidade.

d) Quando o enfermeiro informar ou orientar alguma coisa ao usuário, já estará realizando uma comunicação terapêutica, ou seja, estabelecerá uma relação de ajuda.

e) A relação interpessoal para ser efetiva ou terapêutica deverá ser programada para acontecer durante as palestras educativas que o enfermeiro realizar.
15 - A partir da década de 20, surge a Previdência Social no Brasil e cria-se a primeira Caixa de Aposentadoria e Pensões – CAP dos ferroviários, à qual seguiram-se outras CAPs. Com relação à Previdência Social, assinale a alternativa correta.
a) No ano de 1932 com a Lei Getúlio Vargas, surge a Previdência Social.

*b) No ano de 1923 com a Lei Elói Chaves, surge a Previdência Social.

c) No ano de 1920 com a Lei 8.080, surge a Previdência Social.

d) No ano de 1920 com a Lei 8.142, surge a Previdência Social.

e) No ano de 1940 com a Lei Café Filho, surge a Previdência Social.
16 - Considerando-se a Política de Saúde no final dos anos 70, que ocasionou uma crise fiscal do Estado com fortes repercussões na Previdência Social, o modelo médico-assistencial que privilegiava a iniciativa privada apresentou fortes inadequações à realidade sanitária nacional. A respeito do modelo médico-assistencial e da situação de saúde desse período histórico, considere as seguintes afirmativas:
  1   2   3

similar:

1. Aguarde autorização para abrir o caderno de provas. 2 icon1. Aguarde autorização para abrir o caderno de provas. 2

1. Aguarde autorização para abrir o caderno de provas. 2 iconPara Andrea, por abrir puertas

1. Aguarde autorização para abrir o caderno de provas. 2 iconPara abrir un vínculo, sitúa el puntero del ratón sobre el título...

1. Aguarde autorização para abrir o caderno de provas. 2 iconImportante: Para pasar este libro a Word sigue estos sencillos pasos:...

1. Aguarde autorização para abrir o caderno de provas. 2 iconEn el caso de existir imágenes, a medida que avance en el texto,...

1. Aguarde autorização para abrir o caderno de provas. 2 iconEn el caso de existir imágenes, a medida que avance en el texto,...

1. Aguarde autorização para abrir o caderno de provas. 2 iconResumen a partir de la revolución científico técnica, de la evolución...

1. Aguarde autorização para abrir o caderno de provas. 2 icon"¿Para quién será el ay? ¿Para quién será el dolor? ¿Para quién las...

1. Aguarde autorização para abrir o caderno de provas. 2 iconEl agua es un elemento imprescindible para cualquier ser vivo, indispensable...

1. Aguarde autorização para abrir o caderno de provas. 2 icon¡Ella estaba allí para hacer un trabajo no para enamorarse de un...




Todos los derechos reservados. Copyright © 2019
contactos
b.se-todo.com